Conheça os principais Pontos Turísticos de MARINGÁ

Descubra quais são os pontos turísticos e principais atrações de Maringá. São lugares históricos, monumentos e diversos parques para lazer. Confira!

CATEDRAL BASÍLICA MENOR NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

 CATEDRAL BASÍLICA MENOR NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória foi inaugurada em 1972 e, desde então, se tornou o monumento ícone da cidade.

Algumas características de Maringá fazem a cidade ser reconhecida Brasil afora: o verde das árvores, a qualidade de vida e a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, símbolo icônico que completa 51 anos de sua inauguração neste dia 10 de maio, mesma data do aniversário de 76 anos da Cidade Canção.

O projeto do monumento de destaque nacional e internacional, devido a sua arquitetura inovadora, começou a ser desenvolvido a partir de 1958, após a chegada do primeiro bispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho. “Nós já tínhamos uma Catedral de madeira, que foi inaugurada em 1950. Quando ele [bispo Dom Jaime] chegou na cidade, em 1957, percebeu a necessidade de dar início a um grande projeto que pudesse unir os fiéis e, para isso, ele pensou em uma nova Catedral”, explica o pesquisador da história maringaense, Miguel Fernando.

Catedral de Maringá e sua arquitetura ousada

1959 foi um ano simbólico para os entusiastas da arquitetura. A construção de Brasília e dos prédios de Oscar Niemeyer estavam a todo vapor, o Museu Guggenheim, em Nova York, foi inaugurado e o projeto da Catedral de Maringá começou a sair do papel.

O formato cônico e inusitado não foi escolhido ao acaso. Segundo o‘designboom’, publicação importante de arquitetura, arte e design — que colocou a Catedral como um dos oito exemplos mais relevantes da arquitetura modernista do Brasil, o projeto de Bellucci foi inspirado nos satélites soviéticos da época.

Além de ser uma decisão estética, a forma também teve benefícios durante o processo da construção, como explica Verri. “Apesar da altura de 124 metros, a forma cônica é muito propícia para a transferência do peso da Catedral para o chão. As paredes dos cones têm 20cm de espessura, com a forma e a técnica construtiva em concreto absolutamente alinhadas”.

Mesmo desacreditada, a grande e inovadora catedral foi inaugurada em maio de 1972, quando Maringá celebrou seu jubileu de prata. No entanto, as obras ainda estavam longe de serem concluídas.

Curiosidades e segredos da Catedral de Maringá

Mesmo sendo o principal ponto turístico da cidade, a Catedral de Maringá tem alguns segredos desconhecidos pelos moradores. Conheça alguns: 

Cripta subterrânea

Construída logo abaixo do altar da igreja, a Catedral de Maringá possui uma cripta subterrânea para enterros. No espaço, há capacidade para 24 bispos e 24 párocos mas, atualmente, há apenas uma pessoa enterrada: Dom Jaime Luiz Coelho, o primeiro bispo de Maringá e que deu início ao projeto da Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. 

Significado dos vitrais

Além das artes, até o posicionamento dos vitrais da Catedral de Maringá possuem um significado bíblico. São 16 monumentos de vidro: os quatro maiores, de 20 metros de altura, simbolizam os pontos cardeais e os outros 12, com 12 metros de altura, representam os apóstolos. 

Nos desenhos dos vitrais, de forma abstrata e colorida, é retratado um homem caminhando. A proposta, de acordo com o pároco Virgílio Cabral dos Santos, é representar a caminhada da humanidade rumo à glória celeste

“Lida” no sentido horário, a trajetória dos vitrais parte da condição do pecado, representado em roxo, passa pelo batismo, em verde, e segue no crescimento espiritual até a santificação.

Elevador inclinado

Desde 2018, a Catedral de Maringá possui um elevador para substituir os 600 degraus que chegam até a parte superior do templo, no mirante da Catedral. No entanto, a tecnologia precisou de adaptações para ser instalada na igreja. 

Devido ao formato cônico, a estrutura teve que ser colocada de forma levemente inclinada passando do eixo tradicional de 90° para 80,6°. A mudança é imperceptível e não oferece riscos. A visita para o mirante da catedral de Maringá foi suspensa em 2010 e ainda não possui data de previsão para ser reaberto.

Avaliação do Estabelecimento

Endereço: Praça da Catedral, Zona 01 - Maringá

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Vendedor(a) Interno
Via Certa Maringá
Com experiência Maringá - PR